
O que é?
O TEA reúne diversas desordens do desenvolvimento neurológico que se manifestam ainda no início da vida, durante a primeira infância, entre elas:
- Autismo Infantil Precoce;
- Autismo Infantil;
- Autismo de Kanner;
- Autismo de Alto Funcionamento;
- Autismo Atípico;
- Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação;
- Transtorno Desintegrativo da Infância e;
- Síndrome de Asperger.
O TEA é caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional), padrões de comportamentos repetitivos e restritos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. O diagnóstico normalmente é estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade e a prevalência é maior do espectro é no sexo masculino, mas não se limita somente a ele.
Vale destacar que todas as pessoas com autismo apresentam estas dificuldades em algum grau, gerando situações particulares, e que por mais que seja chamado de autismo infantil a condição perdura por toda a vida, acompanhando-a por todas as fases da vida.
TDAH

O Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) é uma alteração neurobiológica de origem genética, que pode ter início na infância, sendo capaz de permanecer por toda a sua vida. Ele se tipifica pelos os sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O transtorno é mais frequente em crianças e adolescentes, segundo apontado pelo Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5). Ele ocorre na maioria das culturas com percentual de 5% nas crianças e 2,5% nos adultos aproximadamente, sendo que, a mais da metade dos casos o transtorno permanece até a vida adulta.
Data – 13/12/25
Horário – 09 às 16 horas
Investimento – R$ 100,00 (direito a certificação digital ou impressa a combinar na Secretaria).
Palestrante – Dr. Pedro Carlos:

- Psicanalista Clínico e Didata
- Master em Neurolinguística
- Pós Grad. em Neurociência
- Mestre em T. Sistemática e Histórica
- Doutor em T. Histórica
- Pres. da Soc. Psicanalítica do E.S
FICHA INSCRIÇÃO DO SEMINÁRIO
