O processo de Análises Didáticas é parte do Tripé de formação do Psicanalista (Teoria, Prática = Análises didáticas e Estágio supervisionado = Paciente piloto).
Como se dá? Após o aluno ter feito no mínimo 10 disciplinas teóricas no Cetapes ele poderá iniciar o processo de Análise Didática. São dez aulas práticas de 50 minutos realizadas no consultório dos analistas credenciados, geralmente, uma aula por semana.
O processo – O analista didata deverá ensinar ao aluno o procedimento a ser adotado na clínica psicanalítica em dez aulas:
- Entrevista Inicial
- Anamnese (Ficha e análise)
- Como fazer o contrato
- Diferença e momento certo para a mesa e o divã
- O processo de Catarse (livre associação de ideias)
- Metodologia investigativa (Busca do Inshigt)
- Processo terapêutico – Ferramentas disponíveis
- Compartilhamento de experiências (casos)
Importante! O aluno só poderá atender o paciente piloto após concluir as dez aulas de análise didática.
O atendimento do paciente piloto (No mínimo seis atendimentos, no máximo dez), ocorre nas dependências do Cetapes em horário acordado com a Secretaria. Mesmo tendo encerrado suas sessões com o analista, ele tem o compromisso de orienta-lo nas suas dúvidas ou dificuldades, por E-mail, WhatsApp ou celular.
Investimento – As análises didáticas não são pagas à escola, mas, diretamente ao analista, ficando a combinação da forma de pagamento entre as partes. O valor da sessão de 50 minutos não pode exceder a R$70,00. Sendo assim, todo o processo terá o valor de R$700,00.
