POR QUE ESTUDAR TEOLOGIA?

Por que Estudar Teologia?

                Por que estudar Teologia? Gosto de pensar nessa questão, afinal de contas, se eu tentar definir minha vida em poucas palavras, uma dessas palavras será, sem dúvida, “Teologia”! Sei que isso acaba me tornando suspeito para falar do assunto, mas ao mesmo tempo, também aumenta minha credibilidade para dialogar a respeito, na condição de alguém que ama o assunto. A Teologia nos propicia a alegria de estudar, pensar e repensar sobre Deus, sobre Sua Igreja, sobre Sua Palavra e sobre a realidade que nos cerca. A Teologia é fundante na formação da nossa cosmovisão e na maneira como respondemos às demandas de nosso tempo. Com o avanço do secularismo, do relativismo, do pluralismo, do liberalismo teológico e tantos outros “ismos”, como Igreja de Cristo, precisamos estar aptos a nos posicionar, ora rejeitando, ora aceitando o que esse “bojo” de “ismos” tem a nos oferecer. A Teologia nos habilita a responder, e responder é pensar, é refletir! Teologia é reflexão! O apóstolo Pedro nos dá um importante conselho: ”Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1 Pe 3.15 – NVI). Então, porque estudar Teologia? Darei aqui três razões para estudar Teologia:

1) Vivemos num mundo que questiona. Como alguém que está em constante contato com alunos, ouvintes e interlocutores, tenho percebido o contraste que há entre os estudantes de hoje e os de anos passados. As pessoas em nosso tempo são mais exigentes com aquilo que ouvem, possuem um senso crítico mais apurado, mais afinado. Com maior participação em faculdades e universidades e acesso à tanta informação disponível pelos meios de comunicação moderníssimos de que dispomos é natural essa exigência tornar-se maior. As pessoas hoje já não são mais tão passivas com aquilo que ouvem como em tempos passados. E confesso que vejo um lado muito positivo nisso, pois esse fato por si só nos leva a maior pesquisa, maior fundamentação para aquilo que ensinamos, professamos, cremos. Num tempo em que muitos estão perdendo a fé “no Deus da Bíblia e na Bíblia de Deus”, A Teologia assume, portanto, um caráter apologético – defender a fé uma vez dada aos santos! Nos ajuda a formular respostas coerentes e eficazes para aqueles que pedem a razão da esperança que há em nós.

2) Vivemos num mundo relativista e pluralista. Eis aqui outra importante razão para estudar Teologia, pois ela, quando à luz das Escrituras, nos ajuda a identificar o “caminho a seguir”. Nosso tempo é marcado pela incerteza dessas duas filosofias – o relativismo e o pluralismo – onde não há nada seguro, nada certo, nada definitivo, onde não há fundamentos! Os marcos antigos são removidos em nome dos “novos tempos”, mas para aqueles que creem na Palavra de Deus, a Teologia será encarada como serva da Bíblia e ferramenta auxiliar para sua compreensão adequada e coerente.

Embora o nosso CETAPES (Centro Teológico e Psicanalítico do ES) ofereça um curso teológico direcionado a todos os interessados, sejam eles evangélicos ou nãode caráter interdenominacional, não prescindimos da necessidade da Bíblia Sagrada como Palavra de Deus, não deixando de reconhecer seu valor intrínseco à Igreja e ao homem pós-moderno. Nossa maneira de encarar a Teologia de forma alguma nos leva a “comprimir” a Teologia à uma única abordagem, ou mesmo, à uma única corrente (pois existem várias), pois reconhecemos que ela é ampla, de horizontes que vão para além do nosso olhar. Todavia, também acreditamos que Teologia não deve ser sinônimo de insegurança, mas sim de estabilidade e confiança. Não uma estabilidade e confiança imobilizadora, mas que nos leva em busca de mais aprendizado, de mais crescimento. É a isso que nos propomos ao fazer Teologia.

Professor Roney Ricardo

Diretor do Setor de Teologia do CETAPES

Dezembro de 2013.